[MASOCH-L] Alta disponibilidade em servidores Qmail - Servidores espelhados

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Fri Jul 15 10:17:11 BRT 2005

> [...]
> máquina, o mesmo e-mail precisa de chegar em outra, apagou um e-mail em uma
> máquina, preciso que este e-mail seja apagado na outra.
> Com um detalhe, não preciso que haja alta disponibilidade, ou seja, se uma
> máquina for pro brejo a única coisa que preciso fazer é trocar o cabo de
> rede, não sendo necessário funções como troca de IP automática e tal. Enfim,
> tudo que preciso é de um espelho... a segunda máquina fica ligada em cabo
> cross com a primária e precisa ficar totalmente sincronizada.
> Estou pensando em utilizar o rsync para diretorios como:

Que tal um sistema de replicação de block-device ao invés de
file-system, como o DRBD ?
http://www.drbd.org/

> Enfim, todos os diretórios que possam ter arquivos alterados.
>
> Alguem já trabalhou com esta solução de maneira eficiente?
> Quais problemas posso vir a ter?
> Existe alguma tecnologia mais eficiente que o rsync?

Replicação de block-device. O rsync da sua configuração tenderia a
matar a máquina primária de tanto ficar procurando arquivos para
replicar quanto há relativamente poucos arquivos sendo efetivamente
alterados a cada instante.

Mas além da solução de replicação em si, vale se perguntar se o
problema que você está querendo resolver é o mais relevante ou o
único. Uma replicação como a que você que está buscando endereça
apenas morte súbita de hardware; qualquer falha de software vai ser
replicada entre as duas máquinas, e qualquer falha de hardware que
leve à execução incorreta de instruções recai na situação anterior.

Rubens