[MASOCH-L] Greylist em MX's

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Jul 14 23:16:23 BRT 2005

On Thu, 14 Jul 2005, Marcus Grando wrote:

> Pessoal,
>
> Eu tô fazendo um em C, juntando spf+grey e usando sqlite3. Vou fazer ele
> como daemon para resolver esse tipo de problema.
>
> Alguem que já tenha experiência em grey pode me ajudar nisso:
>
> 1. Qual a melhor tempo para o primeiro bloqueio?

eu falei nisto na reunião do GTER, sugiro tão curto quanto for razoável,
cinco minutos ou menos.

> 2. Qual o melhor tempo para máximo estando liberado?

é difícil ter um critério "científico" para isto, mas acho que alguma
coisa da ordem de alguns dias é razoável.

> 3. Quem tem SPF seria bom liberar diretamente?

há controvérsias, eu libero se tem SPF e o resultado foi pass. softfail
vai pra a geladeira.

> Por exemplo, quem tiver (reverso|SPF), fica mais tempo liberado, ou
> mesmo entra na whitelist com a combinação sender+recipient+ip. O que
> vocês acham?

complica. reverso não é grande coisa, por mim, vai pra a geladeira. eu
libero da geladeira se:
- a mensagem vier de um IP privilegiado (whitelist) ou
- tem SPF e o SPF deu 'pass' ou
- o rementente se autenticou com SMTP AUTH.