[MASOCH-L] Greylist em MX's

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Thu Jul 14 17:18:00 BRT 2005

Olá Leonardo,

Você está correto na sua análise. Se o SMTP alternar o IP utilizado ao
enviar a mensagem novamente, ele entrará no greylisting.

Existem algumas configurações de greylisting que consideram apenas a "classe
C" do endereço, assim, se você tiver 2 servidores com os endereços
200.201.202.10 e 200.201.202.11, na segunda tentativa, mesmo com IP
diferente, o greylisting permitirá o envio.

Mas nem tudo são flores. O servidor de e-mails do domínio bradesco.com.br é
um bom exemplo. Eles usam diferentes IPs em classes diferentes e a cada
tentativa de entrega utilizam um IP diferente, isso pode fazer com que um
e-mail demore horas para ser entregue, em alguns casos dias.

Este exemplo do bradesco.com.br foi o tema da pergunta que fiz ao Danton da
InterNexo na palestra que ele deu no GTER19 sobre greylisting e SPF. Ele
disse que a solução seria o Bradesco declarar SPF, e através da verificação
SPF validar o e-mail e poupá-lo do greylisting.

Do ponto de vista técnico, está corretíssima a solução, desde que o Bradesco
declare o SPF. Como o Bradesco não possui SPF declarado, para evitar este
tipo de problema somente criando uma regra de exclusão, que é o que eu faço.

Um abraço!

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br