[MASOCH-L] problemas com redirecionamento de ip

Fabio Oliveira fabio at ipway.com.br
Tue Dec 20 10:36:42 BRST 2005

Lao DanTong wrote:

>não. redirecionamento não funciona assim, não tem nada a ver com DNS.
>__
>masoch-l list
>https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l

Pessoal,

Pode estar havendo uma confusao nas convençoes de nomes no Linux.
Redirecionamento seria para a mesma maquina, geralmente usado em
ambiente com proxy, onde faz-se um redirect da port 80 para a 3128 (por
default) do Squid. seria algo assim no comando:
# iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT
--to-port 3128

Quando queremos apontar uma maquina interna para resolver um serviço de
Internet, que tem como target um IP valido + port_dest  , devemos  usar
o comando com o DNAT , ou seja faz um NAT (Network Address Translation)
de destino e pode manter ou alterar a porta chamada tambem, veja:

# iptables -t nat -A PREROUTING -i eth1 -j DNAT --to 192.168.0.5
 (neste caso acima, qq. pacote que chegue na placa eth1 deve ser
"redirecionado" para o host interno 192.168.0.5, ou seja é realizado um
NAT de destino no pacote IP)

# iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 21 -j DNAT --to
192.168.0.10
(agora qq. pacote que chegue na porta eth0 com destino de FTP , deve ser
"redirecionado" para o host interno 192.168.0.10)

Se tiveres um outro FTP server ai na rede, faça assim:
# iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 21 -j DNAT --to
192.168.0.10:31  (e evidente configure-o pra responder na porta 31,
lembre que o FTP funciona na porta 20 - data e 21 - control)

É por ai......

[ ]s
Fabio