[MASOCH-L] "HELO" q-mail

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Aug 30 13:07:33 BRT 2005

> Teoricamente não.  Pois se a mensagem se originar no mesmo servidor, ela já
> teria que ter passado para o MDA para a entrega.  Isso é sinal de um loop...
> Ou uma programação estranhíssima do servidor SMTP já que ele está entregando
> para ele mesmo uma mensagem (e depois?  ele entrega para ele de novo?).
>
> Qual caso você vislumbra onde o SMTP deve entregar uma mensagem via SMTP para
> ele mesmo?  (AV é uma possibilidade, algum outro filtro?)

um arranjo muito comum é você ter duas instâncias do servidor, com
configurações diferentes, uma como agente de submissão de mensagens e
outra como agente de transporte, nesse caso a mensgem enviada do MSA para
o MTA pode ter um HELO desse jeito, embora o mais provável é usar 'HELO
localhost'.

eu não acho legal inventar heurísticas de rejeição de e-mail que não
tenham um bom fundamento, viole alguma RFC, ou dependa de situações
particulares para dar certo.