[MASOCH-L] "HELO" q-mail

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Aug 30 10:37:58 BRT 2005

On Tue, 30 Aug 2005, Jorge Godoy wrote:

> Acho que esse era o ponto original da mensagem, não?  Pelo menos foi o que
> entendi.
>
> Ainda assim, acho que todas as máquinas que devem enviar email para um
> servidor qualquer devem ter um nome.  Para permitir clientes externos em redes
> problemáticas e que devem fazer relay aí, use SMTP Auth antes de rejeitar o
> HELO/EHLO e pronto.

não é o que está escrito na RFC2821. então acho muito bom repensar essa
atitude. qualquer coisa que quebre a RFC pode ter estragos colaterais bem
sérios e não muito previsíveis. qualquer HELO/EHLO que estiver de acordo
com a RFC deve ser aceito, não vejo por que deva ser diferente. o HELO é
muito fraquinho para distinguir o que presta do que não presta e, creio
eu, que praticamente todo spammer que seria bloqueado pelo critério do
HELO também o seria por outros critérios, como SPF ou greylisting.