[MASOCH-L] "HELO" q-mail

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Tue Aug 30 10:26:48 BRT 2005

david at infonet.com.br writes:

>           (envelope-sender <anknlbls at yahoo.com>)

Só pelo fato da máquina não se identificar com um nome eu já a bloquearia.  Se
o administrador não é cuidadoso o suficiente para isso, não quero nem imaginar
o que acontece na máquina.

>    O host '200.223.180.11' é o ip do meu servidor de e-mail. No artigo era sugerido o
> bloqueio dessa tecnica a fim de se reduzir o número de spams. Infelizmente não consegui
> encontrar mais esse artigo, alguém já leu algo a respeito? ou alguem já usa essse tipo de
> bloqueio?

http://www.google.com.br/search?q=EHLO+same+hostname

Mas não vi nada ali relevante para o qmail...  Para o Postfix isso é padrão.
Talvez haja um patch (mais um dos inúmeros exigidos para se ter um qmail
rodando com alguma segurança e funcionalidade essencial...) para isso.

--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com