[MASOCH-L] RES: Roteador Cisco - CPU

Anderson Nadal security at onda.com.br
Fri Aug 5 14:43:19 BRT 2005

Bom, eu tinha um 7200 aqui com um link de 100Mb (2 fast ethernet).
Estava com CPU sempre acima de 80-85%.
Levando em conta que eu tinha várias acls neles, o QoS eu removi a
muito tempo.
Depois comecou a apresentar problemas de perda, erros, etc.
Acabei trocando ele pela dupla Linux+Quagga (bgpd,zebra e ospfd), com
QoS e tudo mais que tinha direito e nunca mais tive problemas.
Apesar de que era um equipamento meio velho, não sei como os novos se
comportam. :)

[]'s
Nadal

Leandro M Bertholdo wrote:

> Ola David,
>
> IMHO, o que mais consome cpu é sempre trafego de pacotes (IP
> Input). E o que costumeiramente "acaba" com os router são muitos
> pacotes, geralmente pequenos.
>
> Em um dia normal na vida de um router, o processamento pesado esta
> em analisar o dst-ip no header do pacote. Caso você tenha ACLs ou
> route-maps, que precisem consultar o ip-dst ou as portas tcp, a
> situação tende a piorar.
>
> Uma situação "normal" que pode acabar com a cpu do router são
> muitos pacotes UDP (típico em servidores de jogos).

> [...]

- --
+-------------------------------------------------------+
|        Anderson Nadal <nadal at ondacorp.com.br>         |
|        RHCE - Red Hat Certified Engineer              |
|                Coordenador Tecnico                    |
| Onda Provedor de Serviços S/A http://www.onda.com.br  |
|          Registered Linux User: 56841                 |
|     PGP KEY: www.keyserver.net KEY ID 6ABB668D        |
| "There are 10 types of people in the world: Those who |
|    understand binary, and those who don't"            |
|                     M.O.V.I                           |