[MASOCH-L] RES: Roteador Cisco - CPU

Leandro M Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Thu Aug 4 17:08:11 BRT 2005

Ola David,

IMHO, o que mais consome cpu é sempre trafego de pacotes (IP Input).
E o que costumeiramente "acaba" com os router são muitos pacotes,
geralmente pequenos.

Em um dia normal na vida de um router, o processamento pesado esta em
analisar o dst-ip no header do pacote. Caso você tenha ACLs ou route-maps,
que precisem consultar o ip-dst ou as portas tcp, a situação tende a piorar.

Uma situação "normal" que pode acabar com a cpu do router são muitos pacotes
UDP (típico em servidores de jogos).

Existem alguns passos que podem ajudar na melhor utilização do processamento
do seu router (usando os processadores de interface do cisco e outros) -
vide a documentação da cisco sobre performance.

Obs: se o seu pico passa de 50Mbps (se tanto) essa caixa pode não ser
adequada....Os 3640 mal conseguiam manusear 20Mbps (in+out)
Meus 0,02$
Leandro Bertholdo
POP-RS/CERT-RS