[MASOCH-L] Antispam ASK - Validando remetentes por confirmação de mensagem (tira-teima)

Jorge Godoy godoy at g2ctech.com
Thu Aug 4 09:11:17 BRT 2005

Em Quinta 04 Agosto 2005 08:57, scsantos at unigranrio com br escreveu:
> Pessoal achei um material sobre Anti-SPAM ASK que tem a idéia de validar
> remetentes por confirmação de mensagem (tira-teima).
>
> A princípio teremos aumento de tráfego, mas, ...
>
> Gostaria de receber comentários sobre esta técnica utilizada acho que
> pelo UOL. E se tiver alguém da UOL na lista por favor dê o seu parecer
> caso queiram.

Não use.  O primeiro motivo é técnico: a coisa é escabrosa de se mexer,
configurar e adequar.  Ainda mais se fores implementar de forma seletiva para
teus usuários e manter algumas outras ferramentas funcionando em conjunto com
o ASK.

O segundo motivo é pessoal: acho que é uma inversão de valores eu ser
considerado um spammer ou um robô de emails até que eu prove que não o sou.
As únicas mensagens que confirmo são as comerciais.  Todo o resto deixo cair
no limbo e se o usuário não me desbloquear, nunca mais receberá mensagens
minhas.  Sei que não sou o único a adotar esta política.

A mensagem a ser enviada deve constar em pelo menos dois idiomas -- já que
você tem a possibilidade de receber mensagens de qualquer lugar do mundo -- o
português e o inglês.  Uma mensagem muito complexa confunde os usuários.

Já vi robôs para responderem a essas mensagens, mesmo gerando endereços
aleatórios (é extremamente fácil com um endereço do tipo "catch all"), onde
você continuaria tendo que bloquear os domínios manualmente.  Fazer esse
processo para endereços em emails gratuitos é a mesma facilidade, com a
vantagem de que você não poderia bloquear endereços do tipo bol.com.br,
yahoo.com, hotmail.com, etc.

Sds,
--
Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>

Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com