[MASOCH-L] Postfix e Anti-SPAN como usar SMTP

Sandro Enomoto senomoto at estadao.com.br
Fri Apr 29 04:10:47 BRT 2005

At 08:47 AM 4/29/2005 -0300, scsantos at unigranrio com br wrote:
>Como posso resolver o problema de utilização de SMTP uma vez que toda
>entrada vem pelo Postfix e o mesmo repassa para os servidores atrás dele.

         Defina um servidor SMTP apenas para seus usuarios/clientes. que
não esteja na lista de MXs dos seus dominios.

>Tentei colocar outros IP's não sendo o divulgado como MX mas os spammers
>enviam por ele mesmo não sendo o MX.

         Utilize um método para liberar o relay dos usuario,
POP-BEFORE-SMTP ou SMTP-AUTH, a ultima opção é mais interessante, por que
voce pode agregar nos cabeçalhos do email, quem se autenticou para mandar o
email, em caso de incidência de segurança ou SPAM com esse usuário, fica
mais facil de ter uma prova que realmente foi ele, mas gera o
inconveninente para o lado do usuário de ter que configurar a autenticação
SMTP no cliente de email.

[]s
[Sandro]