[MASOCH-L] Servidor de Backup

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Apr 20 14:36:10 BRT 2005

On Wed, 20 Apr 2005, Jean Marcel Vosch wrote:

> Galera,
>
> Vou ter um "Servidor de Backup", é algo sem muito acesso somente nas
> horas de aperto, nem por rede é feito a transferência dos arquivos mas
> sim por HD EXTERNO USB.

é uma boa. bom, bonito e barato e até que tem boa performance. no Linux
são tratados como se fossem discos SCSI.

> Agora eu pergunto, qual a configuração de um servidor nessas caracteristicas?
> To pensando em fazer 4x400GB em RAID 1, mas agora... processador,
> placa mãe, quantidade de memória e etc... não tenho nem noção,
> exatamente por ele ficar ocioso muito tempo.

4x400 em raid 1? me parece desperdício de disco. raid 5 (3+1)x400 parece
ser uma combinação mais equilibrada de espaço x redundância.

> Outra, qual o melhor sistemas de arquivos?? Estou pensando no OS
> baseado naquele que vai gerir melhor esta quantidade de arquivos,
> nomes, e a segurança do seu FS??

para backup eu gosto do velho ext2 do Linux, simplesmente pelo fato de que
é possível fazer undelete. o sistema de backup tem uma característica
interessante, é um dos poucos casos em que se escreve mais do que se lê.