[MASOCH-L] Mudando a estrutura de diretórios

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Apr 7 17:17:11 BRT 2005

Lao DanTong wrote:

> no filesystem? nada.
>
> a idéia de separar em vários diretórios é diminuir o tempo de busca. a
> procura de um arquivo num diretório é o(n). suponha que n=j*k, se a
> gente organiza em diretórios o tempo de busca será o(j+k) que é menor
> que o(n). se n=j*k*l (dois niveis de diretórios) o tempo será o(j+k+l).
> quanto mais voce conseguir fatorar o espaço de arquivos, mais níveis de
> diretórios e mais rápida a busca.
>
> a busca em árvore binária é o exemplo mais radical de aplicação deste
> conceito, em que o tempo é o(log(n)).

     Lembrando que alguns sistemas operacionais permitem otimizar os
dados em um unico diretorio, por hash ou arvore-b.  O conceito
tradicional e antigo de um nome depois do outro e bom para poucos
arquivos por diretorio, mas muito ruim para muitos arquivos por
diretorio.  Quem já tentou instalar um CDDB local sabe bem do que estou
falando.   :-)

     Mas mesmo quando o sistema operacional ajuda, o ser humano, o
coitado do operador, merece ser ajudado tambem, e nesses casos uma
sub-divisao hierarquica vem a calhar.  Outro fator decisivo para
sub-dividir é o tamanho da particão.  Com subdivisões é mais fácil
separar grandes grupos em disco/servidores distintos.

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br