[GTER] Spamhaus blacklist
Marconi Pereira
marconipp at hotmail.com
Fri Oct 24 15:28:51 -03 2025
Olá Rejaine,
Spamhaus é a pior blacklist para se cair no mundo. Já caí uma vez e foi sofrimento intenso por 1 semana até ser delisted.
Há 2 coisas básicas a fazer:
--saber quem reportou como spam e tratar isso com responsabilidade. Ou seja: remover da base de envio. IPs de servidor não caem ali à toa. Quem reportou vocês conhece bem a estrutura de envio de email no mundo e fez conscientemente para parar.
--falar com um humano da Spamhaus. Jurar, de joelhos, que você vai se comportar (depois de garantir o ponto acima).
Essa coisa de reputação (dmarc, spf, dkim etc.) não serve para a spamhaus. Isso serve apenas para os destinos de recebimento.
Spamhaus é gerenciado por uma comunidade feríssima e seríssima. Na minha vez, ele disse que se recebesse novo report de spam, bloquearia a classe C inteira e me deixariam de castigo durante meses.
Eu fiz o dever de casa. Meus clientes, na época, deitavam e rolavam, não obedeciam unsubscribe. Como eu cuidava da infraestrutura, coloquei uma coluna no banco de dados com um flag. Mesmo que disparassem campanhas para aquele email, eu checava e bloqueava na borda. Depois disso, nunca mais caí na Spamhaus e nenhuma outra blacklist.
Boa sorte!
Abs,
Marconi
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From: gter <gter-bounces at eng.registro.br> on behalf of Rejaine Da Silveira Monteiro via gter <gter at eng.registro.br>
Sent: Wednesday, September 10, 2025 4:16 PM
To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
Subject: [GTER] Spamhaus blacklist
Olá pessoal, tudo bem?
Tínhamos um serviço de smtp usado para envio de emails transacionais usado
por muitos anos com excelente reputação, etc..
Recentemente fizemos a troca de operadora e mudamos o IP de saida do
servidor..
Essa troca foi gradual, com o antigo e o novo sendo usados
simultaneamente... Porém após a migração em definitivo o novo IP está
parado constantemente na blacklist da SpamHaus ZEN.
Já solicitamos o delist, já chegamos todas as regras (ptr está configurado
para o novo ip e com dkim, spf e dmarc configurados, etc..)
O servidor em si não mudou nada (apenas IP de saída está apontando para
novo hostname/ip)
Imagino que seja por ser um IP novo com reputação ainda em avaliação e com
o volume de signficativo de envios após a migração em definitivo...
Mas tem algo que possa ser feito?
Desde já agradeço
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