[GTER] Softrouter para PPPoE e IPoE

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jul 22 12:47:04 -03 2024

Olá Lucas

Do meu ponto de vista não há necessidade de usar hardware dedicado. É
muito comum muitas pessoas acreditarem que o que é virtualizado nunca
será capaz de ter a mesma performance de um bare metal o que não é
verdadeiro, e quando se encontra um gargalo a primeira reação acaba
sendo atribuir essa limitação ao fato de estar virtualizado. Na verdade
já, à muito tempo, mais de década, isso não é um problema e servidores
virtualizados não tem nenhuma perda significativa quando comparado à
bare metal, se dimensionado adequadamente para aquela carga. Digo com
muita tranquilidade, para quem te receio de virtualizar algo que não vai
dar dá conta, dá sim, pode virtualizar a vontade, independente do
tamanho. O mais importante é sempre o dimensionamento suficiente para
aquela aplicação. Se ela precisa de 32 vCPUs, 64GB de RAM, etc então
aloque adequadamente.

Mas para o seu cenário o problema não parece ter nenhuma relação com o
fato de ser virtualizado ou estar sub-dimensionado. Na verdade 24 vCPU
me parece excessivo e excesso de vCPUs em virtualização também pode
causar degradação na performance devido a maneira que o hypervisor
escalona a máquina virtual nas CPUs e a depender da concorrência com
outras máquinas virtuais.

Eu imagino que seu problema tenha mais a ver com a maneira que o driver
VirtIO da placa de rede processa esse tráfego e a resposta pra isso é
dedicar as interfaces de rede e fazer PCI-Passthrough. Com VMware ESXi e
vmxnet3 é pra ser menor problema mas ainda sim existem limites à serem
observados.

Você perguntou se soluções Open Source e acredito que com isso está
falando de soluções gratuitas. Se for o caso não posso te ajudar, mas
existe um produto que vi recentemente e parece interessante para PPPoE
que é o vBNG da Netelastic. Na apresentação que assisti deles perguntei
algumas coisas especificas sobre o processamento do PPPoE e me
explicaram que a recomendação de uso de alguns modelos de placa de rede
serve também para auxiliar no offload de alguns aspectos do PPPoE, ou
seja, ajuda a reduzir o consumo de CPU. Vale a pena analisar.

Espero que ajude
Fernando Frediani