[GTER] Bloqueio a sites por ordem judicial

Elizandro Pacheco [ NextHop Solutions ® ] elizandro at pachecotecnologia.net
Tue May 3 21:42:44 -03 2022

Meus 50 Cents.

Primeiro: Receber uma notificação via ANATEL e por email? Parece-me uma
piada de mal gosto.

Se eu não abrir o e-mail então, não fui notificado, é isso mesmo?

Bem... é bem diferente de ter um oficial de justiça na sua porta
determinando cumprir uma ordem judicial...

Então, pensem como quiserem né?

Segundo: Ví inúmeros absurdos, inclusive de "consultores" gerando
receita-de-bolo de como bloquear no dns, mas convenhamos...

Evitar a resolução no seu recursivo NÃO É BLOQUEIO!

Se o cara apontar no próprio "hosts" do sistema operacional dele, ele
acessaria, correto? Isso é bloqueio?

Segundo, INTERFERIR nas requisições dns de todos clientes, FERE
DIRETAMENTE A NEUTRALIDADE DA REDE.

Por outro lado, no caso do último site solicitado... estava na
CloudFlare...  bloquear ele, ou simplesmente meter o ip em blackhole,
poderia bloquear MUITAS COISAS que você não desejaria bloquear?

Como decidir nesse caso?

Violar uma decisão notificada por e-mail por quem sequer deveria estar
fazendo isso, Ou violar uma Lei?

Desculpem, eu não fiz o bloqueio.

Até porque, aqueles que estão "acima" se realmente quiserem cumprir, que
façam por sí e automaticamente eu seria afetado.

Ou eu devo bloquear antes mesmo do upstream?

Dá pra pensar muitas coisas... mas além do caminho estar errado, e do
pessoal de toga achar que sites são desligados com um botão ON/OFF, não
vale apena a incomodação.

Mas claro, mais uma vez reforço, é uma opinião pessoal ( e nada mais que
isso ).

Elizandro Pacheco