[GTER] Dúvida sobre BIND e rede /16

CV Marcelo Guido - DCTA marceloguidomgog at fab.mil.br
Wed Mar 23 16:02:07 -03 2022

Prezados, espero que estejam bem.

Respondo no e-mail do Douglas Fischer, por ter sido o último que me chegou, contudo todas as ideias apresentadas foram levadas em conta.

@Mestre Pô, sim havia apagado o /16 e digitado novamente. Não foi esta a solução.

@Alexandre Aleixo. O problema não era recurso de máquina. Em redes menores não acusava que o recursivo estava aberto.

@Danton. <OffTopic> Sabia que você era daqui da região. Não sabia que você havia trabalhado no INPE. Alias... acho que o primeiro curso de Linux que fiz na vida foi na Inexo, a muito, muito tempo atrás. </OffTopic> A ideia de usar o "BIND exclusivamente como servidor autoritativo, sem qualquer função recursiva, e outro servidor, possivelmente o unbound, para o oapel recursivo." entrou no radar. Obrigado pela contribuição.

@Lucas Willian Bocchi. O problema realmente era versão. O servidor DNS em questão estava com uma versão antiga do BIND. Após atualizar, voltei o /16 e os testes foram positivos.

@Douglas Fischer. Não entendi o conceito de probes, porém os endereços envolvidos não estão dentro da nossa faixa de IPs. A sugestão, que na verdade é uma boa prática conforme acabei descobrindo agora, de separar autoritativo de recursivo entrou na radar. Iremos pensar com carinho na solução "luxuosa" ;-) Obrigado pela colaboração.

No mais, agradeço a todos as dicas e ideias.

Abraços!

Marcelo Guido