[GTER] Técnicas de transição para IPv6

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Mar 17 10:15:01 -03 2022

Olá Alan

Creio que a única técnica de transição que está em uso no Brasil é o
NAT44 no modelo mais clássico para CGNAT seja com Porta Fixa ou Bulk
Port allocation.

Além dela desde de meu ponto de vista a única coisa que tem potencial de
permanecer e se implantada (principalmente em redes móveis) é a 464XLAT.
Já elaborei um piloto de 464XLAT para banda larga fixa e funcionou muito
positivamente até, porém a limitação para grande escala é conseguir
garantir que a CPE tenha suporte à cliente CLAT no firmware de fábrica.

Estas serão as 2 técnicas que devemos ver funcionando em provedores de
banda larga fixa e móvel futuramente por diferentes vantagens que cada
uma delas traz.

Fernando Frediani