[GTER] Guerra: Exclusões de ASN's Russos

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Mar 3 12:51:21 -03 2022

Ótimo exemplos Lucas.

Nas minhas mensagens anteriores eu não defendo fazer esse tipo de
restrição, mas apenas tentando diferenciar o que é quebra de neutralidade e
o que não é. Não dá pra colocar tudo no cesto da neutralidade apenas porque
é algo que desagrada.
Outro exemplo que é frequentemente citado como "quebra de neutralidade" é o
zero rating para onde há franquia de consumo. Não creio que se aplique
também.

Existem outras maneiras válidas de se fazer pressão econômica inclusive no
setor de Internet, mas não necessariamente esses que estão em pauta.

Creio que a discussão é sim válida e benéfica para o grupo, pois por mais
que alguns possam considerar horripilantes fazer tal restrição a discussão
serve para alertar dos prejuízos para aqueles que eventualmente estejam
pensando em fazer.

Não podemos simplremente jogar o assunto pra debaixo do tapete e precisamos
conseguir discutir de maneira civilizada e sem censuras ou limitações
assuntos mesmos que difíceis e mesmos que aparentemente a maioria já esteja
convencida em algum sentido.
Censurar o assunto só acaba ajudando no sentido contrário.

Abraços
Fernando