[GTER] Quagga rotas.

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jun 7 10:43:44 -03 2022

Olá Lucas e Elizandro.
Vou tomar a liberdade de responder suas colocações para aproveitar e
fundamentar o que coloco já tem há algum tempo sobre servidores velhos.

Antecipadamente digo:
O problema não está em usar servidores velhos!
O problema está em vender isso como sendo uma super maravilha, e não falar
sobre os reais problemas que eles podem trazer.

P.S.: O mesmo vale para servidores VELHOS da Dell, da HP, da Lenovo, da
Supermicro, e de QUALQUER MARCA...
Não é a marca! E sim o tempo de vida programado desses equipamentos.

Vamos brincar de fazer contas com o tempo de uso desses servers?

R420/R520/R620/R720/R80/R920 Lançados em 2012. 10 anos, até agora.
Vamos descontar 1 ano até a venda inicial, e 1 ano em estoque na venda de
usados.
Isso daria 8 Anos em funcionamento. Provavelmente e 24 horas por dia, 7
dias por semana.
8 Anos, 96 meses, 2920 dias, 70 mil horas de funcionamento.

A maioria aqui já deve ter ouvido falar de:
MTBF – Mean Time Between Failures
MTTR  – Mean Time to Repair
MTTF  – Mean Time To Failure

Procurei rapidamente aqui, e no datasheet da linha Rx20 da Dell, não achei
explicitado o MTBF/MTTR/MTTF.
Mas tenho lembrança de ser algo como 30-35 mil horas para as linhas 2950 e
R710.
Esses números são muito importantes por exemplo em editais de compra por
órgãos públicos e até mesmo em RFPs de empresas privadas.

Se uma caixinha foi projetada para funcionar 30 mil horas até seu ponto de
falha...
E já está com 70 mil horas...
Existe ou não existe uma grande chance de esse equipamento apresentar
alguma falha?

Não vou nem entrar no detalhe de comparação das características a seguir:
- Consumo de energia
- Procesamento
- Memória
- IOPS dos discos
- Capacidade dos barramentos(Atenção especial nesse aqui com as NICs de
maior velocidade)
- Capacidades especiais do hardware, em especial flags do CPU.

O que quero frisar e deixar MUITO CLARO...
Não, não estou dizendo não deve usar servidores velhos!
Estou apenas dizendo que quem vai usar eles deve estar ciente de que:
- Eles podem(e vão) falhar muito mais frequentemente que um hardware novo.
- Que por mais que seja um hardware todo redundante(2 CPUs, 2 bancos de
memória, 2 fontes, etc), prsumindo 2 anos de funcionamento, existe mais
probabilidade falha nele que em um hardware zero bala.
- Eles vão consumir MUITO mais energia que um hardware mais novo que
entregue a mesma performance.
- Um monte de outras coisas mais....

Se quem está vendendo o peixe fala abertamente sobre isso.
Se quem está comprando compra ciente disso.
Tá TUDO BEM!

Em ter., 7 de jun. de 2022 às 09:53, Lucas Willian Bocchi via gter <
gter at eng.registro.br> escreveu:

> Bom dia Elizandro.
> O mesmo aqui. Só que não foi só com dois não. Já foi uns 4 ou 5. Mas
> também, se pagaram. Ficaram nas infras por mais de 6 anos.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação