[GTER] Campanha Bloqueio Porta 0 - Faria Sentido?

Victor Sartori victor at sartori.eti.br
Mon Jul 4 11:40:58 -03 2022

Oi Douglas, fiquei bem curioso com esse lance da porta 0.
Resolvi fazer um teste simples aqui.... e até onde encontrei a porta 0 é um
"random port binder"

Fiz os testes utilizando meu desktop com linux + o netcat. (Mas acho que
vale tentar escrever app simplão em C e criar um socket e ver o
comportamento na raça)

Olha que interessante:

sudo nc -l 0
ss -tnlp |grep nc
LISTEN    0         1                  0.0.0.0:41379            0.0.0.0:*
     users:(("nc",pid=2691286,fd=3))

Se eu recriar o processo do nc,
tcp     LISTEN   0        1
0.0.0.0:35695               0.0.0.0:*
users:(("nc",pid=2692605,fd=3))
A porta mudou, e a app não fez bind na porta 0.

O mesmo acontece para UDP.

Não sei o comportamento no windows ou em outro SO, mas acredito que esse
recurso é da pilha ip local.

Na hora que sobrar um tempinho aqui, vou tentar fazer um teste, criando um
socket na mão e vendo o que acontece. Depois te conto o que aconteceu.

[]'s

Victor