[GTER] Problema de latência/perda de pacote em jogos

Andre Bolzan andre.bolzan at fixfibra.com.br
Thu Feb 17 13:03:20 -03 2022

Matheus

Esse é um "clássico" da "era moderna"... Principalmente no Brasil

Essa "degradação" parcial em determinados momento, podemos chamar de "flap"
(um sobe e desce do serviço);

Não podemos "cravar motivo" desse erro na infraestrutura de uma empresa
"externa" , mas em linhas gerais pode ser 2 problema "básico" , servidor
com carga de trabalho elevado ou algum problema de infra estrutura redes
(porta cheia, rota alternando, balanceamento de carga atuando, etcs,
etcs)...

Custo de DataCenter/Servidores cresceu muito nos últimos 2 anos,
principalmente no brasil (dolar, etcs)
Alinhado aumento da demanda por soluções/entretenimento OnLINE...

Esse 2 fatores, além de outro, proporcionou um cenário onde temos serviços
degradados pontualmente, principalmente horario de pico, das 18h00 as 02h00

Você pode fazer 3 "coisas"

1) Conferir se seu AS está cadastrado com GeoIP correto e não está caindo
em região errada, BPF tem vários conteúdos sobre;

2) Verifica possibilidade de alterar sua rota de saída e os anúncios para
esse "destino", ex: Tirar da "vivo" e colocar na embratel/Claro;
(eventualmente uma operadora pode ter um peer com eles que pode minimizar
os impactos...A)

3) Entrar em contato com a empresa e relatar problema, você pode receber
algum tipo de suporte que ajude a minimizar impacto para seus Cliente.

A Internet são as redes de redes, conversar com as redes em
questão(trânsitos e destino) e procura uma "solução" com eles :)

Espero ter ajudado

*André Bolzan Saar*

*Severino / Gatekeeper ;)*

*André Bolzan Saar*