[GTER] Problema OLT Fiberhome

Andre Bolzan andre.bolzan at fixfibra.com.br
Wed Feb 9 15:43:13 -03 2022


Dias !

Sem querer colocar fogo no parquinho....

Mas esse é um comportamento "esperado" de Fiberhome, trocamos a nossa OLT
em 2019 por apresentar esse mesmo problema

Eram 1.500 cliente em 24 portas PON com 2 porta uplink de 10G

Ela simplesmente "travava as placas pon" e parava de transmitir para os
clientes, a gestão fica em pé, snmp respondia tudo normal, sinal de cliente
conforme manda manual, sem qualquer informação nos LOGs

Atualizamos firmware disponíveis na época, tanto das controladora quanto
das placas PONs e não resolvia

Algumas pessoas diziam que poderia ser problema eletrônico na backplane,
apresentando um mal comportamento na troca de informações entre a placa
pon, controlado e uplink

sugeriram trocas dos capacitores, etcs...

Na época foi mais barato trocar a OLT toda por outro fabricante (que
saudade do dólar de  3 e borracha ) que fazer toda as janelas de manutenção
para diagnóstico e "reparo"



Em qua., 9 de fev. de 2022 às 14:54, Lucas Willian Bocchi via gter <
gter at eng.registro.br> escreveu:

> Você utiliza PPPoE na tua infra? Se sim, já tentou ligar dois equipamentos
> (um direto na ONU e outro direto numa porta da OLT) e deixar pingando? Às
> vezes você acha que teu problema está na OLT e na verdade o problema está
> em outro lugar.
>
> Em qua., 9 de fev. de 2022 às 11:12, Bernardo Coelho via gter <
> gter at eng.registro.br> escreveu:
>
> > Olá Savio,
> >
> > Vc o Lucas e o Wagner levantaram alguns pontos que me fizeram perceber
> > que poderia ter passado mais informaçõoes sobre nossa configuração aqui
> > e como o problema se manifesta, então vou tentar complementar.
> >
> > Esta é uma OLT com 16 placas PON e apenas 3.000 clientes, com pico de
> > tráfego de até 8 Gbps escoados para dois concentradores por portas
> > uplink de 10Gbps.
> >
> > Nos concentradore e durante o problema já rodamos diagnosticos com
> > tcpdump e tshark para identificar ataques DDoS, broadcast e arp storm e
> > trafego malicioso e não detectamos nada, então parece que o problema
> > está confinado à OLT.
> >
> > O gráfico de CPU da HSWA nãp indica sobrecarga e o problema inclusive se
> > manifesta de madrugada com tráfego e carga na CPU baixos.
> > Estão ativos:
> > Isolamento de clientes
> > Proteção DDoS
> > IGMP está destivado neste momento
> > Proxy ARP esta desativado neste momento
> >
> > Desconfio que alguma falha na configuração deste equipamento está
> > fazendo com que algum tráfego específico seja danoso ao desempenho do
> > sistema, mas como as configurações desta OLT são muitas e a documentação
> > é pobre, fica difícil.
> >
> >
> > Em 08/02/2022 16:57, Savio Marques escreveu:
> > >
> > > Olá. Interessante verificar alguns pontos:
> > >
> > > Capacidade de cada equipamento, pois você pode estar estourando a
> > > velocidade de barramento.
> > >
> > > Realizar upgrade para RP1200 ( Esta compatível com ONU de outros
> Vendors
> > )
> > >
> > > Média , min e máx dos sinais dos clienes.
> > >
> > > Att...
> > >
> > > *De: *gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Bernardo Coelho
> > > via gter <gter at eng.registro.br>
> > > *Data: *terça-feira, 8 de fevereiro de 2022 15:46
> > > *Para: *Lista GTER <gter at eng.registro.br>
> > > *Assunto: *[GTER] Problema OLT Fiberhome
> > >
> > > Boa tarde,
> > >
> > > Temos algumas OLT´s Fiberhome operando já a alguns anos sem maiores
> > > problemas até agora.
> > >
> > > Porém, recentemente uma delas, com cerca de 3.000 clientes tem
> > > apresentado um problema intermitente quando, em alguns dias, por uma
> > > hora ou mais os clientes aleatóriamente tem intermitencia no serviço.
> > >
> > > Passam 20 ou 30 pings para o(s) cliente(s), perde-se 3 a 10 pings e
> > > recomeça o ciclo.
> > >
> > > Depois de uma hora ou mais o problema misteriosamente some.
> > >
> > > Usamos o firmware RP0700 e fazemos a gerência com o ANM2000 pois nossas
> > > ONUs são da Cianet, então o suporte da Fiberhome Brasil, apesar de
> > > atencioso, não funciona no nosso caso, pois eles não suportam mais esta
> > > configuração.
> > >
> > > Já esgotamos nossos diagnósticos e agora estamos em busca de um
> > > profissional com reconhecida competencia neste equipamento para tentar
> > > uma solução.
> > >
> > > Alguem poderia indicar uma pessoa/empresa com este perfil?
> > >
> > > Desde já obrigado!
> > > --
> > > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> > > <https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter>
> > >
> >
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> >
> --
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>


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