[GTER] RES: Sobre solicitação de informações de clientes de ISP por autoridades

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Oct 23 20:36:35 -03 2021

Olá Felipe

Excelente contribuição para o assunto em discussão.
Você foi bastante preciso e é exatamente isso que disse que está no
Marco Civil. Essas autoridades podem pedir pro ISP guardar os registros
por um tempo um pouco maior do que o mínimo estipulado na lei (1 ano)
mas sem ainda ter acesso à esses dados e posteriormente ir pedir acesso
à essa quebra de sigilo para o juiz.

Infelizmente vejo vários pedidos de Delegados de Polícia citando a Lei
das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013) como justificativa pra
terem acesso aos dados sem a necessidade de uma autorização judicial,
porém tem algo muito importante nisso para se observar.
A referida lei dá a eles a prerrogativa de ter acesso *apenas aos dados
cadastrais do cliente* desde que ele saiba quem é o investigado. No
entanto quando o solicitante envia o ofício ele *não sabe ainda quem é a
pessoa* e está pedindo para o provedor realizar uma quebra de sigilo
baseado em *registros de conexão de Internet* e identificar a pessoa e
então enviar os dados pessoais dele, ou seja, nada a ver com essa outra lei.

Outro ponto a se observar é que leis que falam de sigilo telefônico ou
de telecomunicações não necessariamente se aplicam na seara da Internet,
afinal, apesar de muita gente ainda confundir vale repetir que "Internet
não é telecomunicações". Já a Lei do Marco Civil fala especificamente
sobre questões de Internet.

Fernando