[GTER] RES: Sobre solicitação de informações de clientes de ISP por autoridades

leandro.darcanchy at gmail.com leandro.darcanchy at gmail.com
Fri Oct 15 20:02:43 -03 2021

Boa noite a todos,

Esse tema chega a ser engraçado, pois em dois momentos já trabalhei na área de segurança da informação, sendo responsável por resposta a oficio judicial e ocorreram fatos pitorescos, como eu ser ameaçado de ser preso por delegado da policia civil e outra ocasião por um agente da policia federal. O fato é que eles pressionam sim, mas não deveríamos ceder, pelo menos é o entendimento e a instrução que eu tive até alguns anos atrás das áreas jurídicas das empresas que eu trabalhava, se isso mudou, não deve fazer muito tempo.

O que podemos fazer sempre é adiantar uma solicitação e deixar pronta, pois as vezes tratam-se de casos sérios e tempo conta, mas só entregar os dados quando recebemos o oficio do Juiz.

Resumindo, oficio assinando por delegado ou agente, não se deve ou deveria responder, apenas quando vem assinado pelo juiz.

Mas esse é apenas o meu entendimento, como eu disse pode ter mudado 😊

Abraço,

Leandro