[GTER] Ataques de e-mail - Envio de e-mails fraudulentos de dentro da rede.

Renan Menezes renanitmanager at gmail.com
Mon Nov 8 16:54:37 -03 2021

Boa tarde pessoal!

Tenho uma rede aqui que está lotando de ataques vindo da Internet para
servidores de e-mail em clientes da minha rede.

Multiplas origens, exemplos:
 200.147.99.132
 191.6.216.99
 172.217.192.109

Na empresa em qual trabalho estamos com muitas tentativas de abuso de
servidores de e-mail que não possuímos na rede.

Realizei o bloqueio das portas 25 e depois de recebermos que houve origem
de nossos IPs em e-mails fraudulentos bloqueamos as entradas com destino a
nossos clientes nas porta 143, 220, 465 e 587.

Aqui trabalhamos com Mikrotik, mas mesmo depois de ter bloqueado as portas
ainda sim estou sendo avisado de e-mails fraudulentos saindo de minha rede.

Gostaria de uma ajuda para tentar esclarecer proteções para impedir tais
problemas.

Já implementamos as melhores práticas no sentido de antispoof, anti spam e
proteções de portas que o usuários possam vir a esquecer e serem usadas em
ataques de amplificação.

Desde já muito obrigado!

Atenciosamente
Renan I. A. de Menezes