[GTER] IPv6 MTU

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 10 08:00:43 -03 2021

A resposta do Moreiras me deu uma ideia inicial sobre "o que podemos fazer
para melhorar a adoção de IPv6"...
(Outra thread que tá rolando aqui na GTER)

Existe organizações na Internet (cof cof, Bradesco, cof cof) que tem
integrantes em sua equipe de operações de rede que foram forjados nos
How-To de IPtables do sites de Linux...
Onde um cabra dizia "Nessa linha você bloqueia todas as resposta de ICMP
porque vai te deixar mais seguro" e eles adotaram aquilo como
pratica irremovível de suas vidas.

A ideia:
Até nem sei se já não existe... Mas o http://ipv6.br/(ou alguma outra boa
alma) poderia bolar umas probes que ficariam fazem PMTUD contra blocos IPv6
usados no Brasil.
Com isso se descobriria os Hops que estão "dando vassourada" nesse lance de
Responder ou não ICMPv6, e as organizações que estão com essa prática de
Clampear em 1280.

Nisso teríamos uma lista de coleguinhas que precisam ser avisados que
"poxa, arrume suas configs de IPv6".

(P.S.1: Se alguém tiver um amigo que trabalha na T.I do Bradesco e quiser
printar esse texto e mandar para ele só para atazanar um pouco, além de
engraçado, talvez ajude eles a ajustarem nas regras de firewall IPv6 deles.)
(P.S.2: Se você trabalha no Bradesco: E já arrumou essa bagaça, compartilhe
essa informação de alguma forma para a gente saber. Se não arrumou essa
bagaça ainda, fale com os colegas aqui da lista. Sempre tem alguém disposto
a ajudar.)

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação