[GTER] Redundância automática em BGP multihomed

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Tue Mar 9 21:01:01 -03 2021

Bom Danilo
Não ficou muito explicado o que aconteceu, mas vamos lá. O Bruno já citou
alguma coisa aí encima, porém temos outra questão. A sessão fica
estabelecida, você está recebendo normalmente as rotas do seu provedor,
porém um problema lá no terceiro ou quarto HOP de roteamento não está
deixando você chegar no destino que você quer (um firewall mal configurado,
etc). Este problema o BGP não vai resolver pra você, pois para ele, a
sessão com o teu fornecedor está OK e o problema não é no protocolo de
roteamento. Isso você só vai conseguir detectar através de scripts que
fiquem pingando em algum determinado destino e aí você use um expect ou
algo da vida para manipular seu BGP através de uma automação qualquer.

Você também deve levar em conta que existe um tempo de convergência das
rotas no momento da queda. Não pode ser isso seu problema? Você tem que dar
um tempinho até o bgp dos outros voltarem a enxergar o seu bloco, e isso
não é imediato. Você pode ativar o BFD nas duas pontas para dar uma
acelerada nessa detecção da queda. Eu gosto muito daquele recurso
"check-gateway" do mikrotik e gostaria de saber se o iproute consegue
simular aquilo, pois ajuda a detectar a conectividade até no gateway de
maneira fácil sem BFD.

Dá maiores detalhes aí Danilo que vai ficar mais fácil de entender.