[GTER] Gancho <> - Acelerar adoção IPv6 - [ Como homologar corretamente uma CPE ? ]

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Mar 3 16:52:17 -03 2021

Oi Fischer

On 03/03/2021 15:57, Douglas Fischer wrote:
> <clip>
>>
> Apenas uma correção nesse ponto!
>
> Eu desconheço um sistema operacional mais novo que 15 anos que não tenha
> suporte a UPnP
> - MacOS lida muito bem com isso já nas configurações padrão.
> - Linux, nas distros mais conhecidas, nunca tive problema com isso.
> - E o Windows, desde o XP, eu tenho certeza que suporta bem o UPnP, a única
> "chatisse" é que ele esconde o conceito do UPnP e DNLA  no que ele chama de
> "Descoberta de Rede"...
>    Aquelas benditas perguntinhas que ninguém para ler e entender:
> [...]
O UPnP em geral funciona tudo certo sim, porém para que essa parte do
IPv6 para liberação de tráfego entrante especificamente é necessário ter
compatibilidade com IGDv2 que poucas aplicações ainda suportam e até
algum tempo atrás nem o próprio Windows tinha suporte. Não sei como está
hoje.
Como citei na mensagem anterior acredito que se os fabricantes estiverem
utilizando uma versão mais recente do daemon UPnP/PCP isso já estará
implementado, mas é bom ter isso em mente pra quando esse tipo de
verificação começar a ser tornar obrigatório para as CPEs.

Fernando