[GTER] Gancho <> - Acelerar adoção IPv6 - [ Como homologar corretamente uma CPE ? ]

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Mar 3 15:57:11 -03 2021

Parabéns o obrigado pelas colocações Fernando!

Em qua., 3 de mar. de 2021 às 12:51, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
escreveu:

> 1.1) Compare os testes de velocidade do IPv4 e IPv6 e verifique se eles
> ficam próximos. Se não ficar, e mesmo que ambos ficarem com velocidades
> boas desconfie que pode ter algo a mais para ser ajustado.
> Uma observação importante aqui quando for realizar esses testes é
> garantir que a CPE trabalhe com IP Público para que o tráfego possa
> atravessar os mesmos equipamentos até o destino.

Um complemento a essa sugestão:
Dependendo do cenário, ficar fazendo esse exercício de trocar entre IP de
uso Público  e IP de uso reservado a CGNAT pode ser meio trabalhoso.

Nesses casos vale "deixar no jeito" um mecanismo de medição de velocidade
que possa testar contra um IP na tua rede Interna, de maneira que by-passe
o CGNAT.
Uma boa sugestão é ter um servidor rodando um iperf sempre ativo(escutando
somente IPs internos da rede do ISP)
Outra opção é hospedar um servidor desses de teste de velocidade na sua
própria rede.

Se esses servers usarem IPs do bloco de IPv4 do próprio Provedor, geralmente
as PBRs já deveriam estar contemplando o By-Pass de CGNAT para esses
destinos.

> 4.1) Suporte à UPnP/PCP. Em geral estamos acostumados com UPnP para
>

> No lado da CPE basta apenas que o fabricante tenha utilizado uma versão
> mínima do daemon na hora de compilar o firmware e tenha esse suporte. No
> caso do miniupnpd esse suporte já existe à vários anos. No entanto nem o
> próprio Windows 10 ainda possui esse suporte.

Apenas uma correção nesse ponto!

Eu desconheço um sistema operacional mais novo que 15 anos que não tenha
suporte a UPnP
- MacOS lida muito bem com isso já nas configurações padrão.
- Linux, nas distros mais conhecidas, nunca tive problema com isso.
- E o Windows, desde o XP, eu tenho certeza que suporta bem o UPnP, a única
"chatisse" é que ele esconde o conceito do UPnP e DNLA  no que ele chama de
"Descoberta de Rede"...
  Aquelas benditas perguntinhas que ninguém para ler e entender:
  - "Quer que o seu computador seja descoberto?"
  - "Definir local da rede: Doméstica, Corporativa, Pública"
--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação