[GTER] Como nós podemos Acelerar o Processo de adoção do IPv6 na Internet?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Mar 2 11:57:39 -03 2021

Respostas in-line.

Em ter., 2 de mar. de 2021 às 11:13, João Butzke <joao at naxi.com.br>
escreveu:

> Sim, mas não temos como comparar o tamanho da rede do facebook com de um
> provedor regional (a maioria dos nossos casos aqui)..

Desculpe, mas se usar tamanho da empresa for valer como desculpa, nenhuma
empresa desse mundo teria começado.
Eles foram lá e fizeram, e tornaram pública a receita de bolo!
Depois disso, é só replicar a receita na medida do aplicável.

Volto naquelas perguntas lá da minha primeira interação:
 -> Tem algum equipamento de rede, que tenha suporte a IPv6, e que não
esteja com a gerência via IPV6 devidamente configurada?
    Se sim, já está errado!

O Maior problema que vejo no nosso mercado (provedores de acesso) em
> relação ao IPv6 é a falta de manutenção/monitoramento do v6, alguns não
> tem nem implantado e os que tem, tratam de forma muito diferente do v4
> (monitoramento de qualidade, triggers, etc..)

Pois é justamente sobre isso que aquele link do "Comer sua própria comida
de cachorro" fala...
https://en.wikipedia.org/wiki/Eating_your_own_dog_food

Trecho do link em tradução livre para pt_BR:
Em fevereiro de 1980, o presidente da Apple Computer Michael Scott escreveu
um memorando anunciando:
"Para ser executado imediatamente!! Máquinas de escrever não devem mais ser
compradas, alugadas, etc., etc.
Acreditamos que a máquina de escrever ficará obsoleta. Vamos provar isso
dentro de nossa própria empresa antes de tentarmos e convencer nossos
clientes. "
Ele estabeleceu uma meta de remover todas as máquinas de escrever da
empresa até 1º de janeiro de 1981.

> Sem falar nos que nem homologam direito as CPEs para funcionar em v6
> (que deveria ser o básico hoje em dia).

Se coloca sem homologar, não está nem fazendo o certo, e só está caçando
sarna pra se coçar...
Vai fazer? Faça bem feito!
Não sabe como fazer? Se dedique a aprender, ou contrate alguém que saiba.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação