[GTER] Melhora no trafego Internacion

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jun 24 10:46:49 -03 2021

Corroboro com essas recomendação de fugir da Level3/CenturyLink.
De uns tempos pra cá não sei o que aconteceu com essa empresa no Brasil,
se é algo local apenas por aqui ou se é assim no resto do mundo mas
parece que o pessoal é bem perdido, tudo é completamente engessado,
robótico e demorado.
A impressão que eu fiquei é que o pessoal só sabe fazer tarefas bem
pré-definidas e que encaixem com o que está previsto em algum roteiro e
expectativa deles e se foge minimamente disso não existe muito jogo de
cintura para resolver o que precisa ser resolvido logo. Tarefas
extremamente simples podem demorar dias até escalar alguém que é
responsável por dar Enter.

Vejo que em muitos casos acaba-se contratando um serviço apenas pelas
características técnicas ou pelo preço e esquece-se de verificar como é
o atendimento, a capacidade e eficiência na resolução de problemas

Existem Trânsitos IP de muito boa qualidade no Brasil como
Sparkle/Seabone e NTT no caso de Tier 1, porém não são apenas esses os
Trânsitos que podem entregar uma boa qualidade para destinos
Internacionais pelo fato de serem Tier 1. Existem várias empresas Tier 2
com boas capacidades e interconexão e backbone, inclusive com presença
em outros países e continentes e até mesmo em outros IX por ali que
conseguem entregar rotas com latências bem otimizadas e possuem
capacidade para escoar o tráfego o que no final traz uma ótima
experiência para o usuário, e que tão importante quanto tudo isso você
consegue falar com alguém que entenda os eventuais problemas e saiba
resolver ou passar para quem sabe em tempo razoável.

Fernando