[GTER] Ferramenta para testar se DNS-Server Resolver está Funcionando

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jul 5 14:26:52 -03 2021

Alguém conhece alguma ferramenta para fazer testes contra algum servidor de
DNS e concluir se ele está funcionando corretamente ou com problema?

Sim, eu sei que dá par fazer com Script em bash... E isso até já é feito
dessa forma.
Mas estou procurando alguma coisa um pouco mais elaborada.

Algo que:
 - Use domínios randômicos para funcionarem de teste, evitando que alguém
possa manipular as respostas e enganar o mecanismo.
   - Talvez um Randon numa lista Top10Mil queries mais consultadas no mundo.
 - Compare os resultados do Server de DNS Recursivo com os resultados de
outros servers de DNS recursivos.
   - Evitar que uma resposta de falha em um domínio pontual possa gerar uma
falsa detecção de falha (considera esse tipo de falha que afetaria em tese
todos os recursivos) .

Andei procurando algumas ferramentas para usar como inspiração.
Seguem os links:
https://github.com/jomo/tld_checker
https://github.com/mesour/dns-checker
https://github.com/rbsec/dnscan