[GTER] Utilização de filtro bogons do Team Cymru com outros peers eBGP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jul 2 10:36:13 -03 2021

Como o Rubens disse...

As rotas de Bogons do Team Cymru são para serem colocadas na FIB!
Ajuste seu BGP para aceitar essas rotas, e colocar elas na FIB ou
diretamente apontando para BlackHole, ou com Next-Hot Recursivo, apontando
para um IP que tem Next-Hop de BlackHole.

Além disso, é recomendável que você ajuste o Local-Pref para que ele fique
menor que todo anúncio interno de seu iBGP (presumindo que use alguma coisa
de IPs Privados nas redes internas), e maior que todos o local-pref de
todos os demais tipos de peer.
Assim, mesmo que por um deslize de filtros você aceite uma rota assim, ela
não vai entrar na sua FIB.

Uma coisa que eu já fiz umas 2 vezes foi colocar o IP de "blackhole" desses
Bogons numa Loopbak com ACLs, e usar netflow para informar tudo que entra
nessa interface.
Se tiver coisa indo para a quela interface, é porque tem tráfego com
destino a Bogons rolando na tua rede.
(Dependendo da plataforma, nem precisa dessa gambi da loopback)
Sabendo por que interface tá vindo, e quem está originando esses pacotes,
fica bem fácil de tratar isso.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação