[GTER] Route Hijack 8.8.8.8 8.8.4.4

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Jan 12 18:25:31 -03 2021

Fischer, Danton - no caso da ARIN é realmente dizer, as coisas lá em
alguns aspectos costumam ser diferentes daqui, mas ao menos no LACNIC
isso não é possível mesmo quando o prefixo está realocado corretamente
para um terceiro. Apenas Direct Allocations podem fazerm, ou seja, os
próprios resource holders.

Existe uma proposta atualmente em discussão para se permitir isso na
região do LACNIC mas sinceramente eu não vejo muito vantagem ou
necessidade, porém por motivos ligeiramente diferentes. Na minha visão
ROA tem que ser assinada sempre pelo resource-holder, que poderia
opcionalmente e em situações bem específicas delegar isso desde a CA
dele para outra CA, mas não diretamente pelo RIR/NIR.

Pra resolver esse caso do Google é muito mais simples eles pedirem à
Level 3 para assinar o ROA ou delegar pra CA deles caso a Level 3 tiver
a dela rodando.

Fernando