[GTER] Como nós podemos Acelerar o Processo de adoção do IPv6 na Internet?

Gondim gondim at linuxinfo.com.br
Sat Feb 13 10:11:12 -03 2021

Bom dia,

Eu espero de todo coração que esse cliente que te respondeu isso, venda
a operação dele pra alguém sério e tipo vá vender a arte dele na praia.
Vai ser bom pra Internet, pro cliente dele e pra todos nós aqui e se ele
for bom na arte dele ainda vai ganhar um dinheirinho sem prejudicar
ninguém no processo.

Sabe qual o problema do nosso setor? É que tudo é sempre relacionado as
"Melhores práticas" mas elas não são obrigatórias para o AS e nem tão
pouco existem cobranças pra isso. Sempre vão existir aquelas pessoas do
"deixa disso" ou "enquanto não me incomodar, vai ficar assim mesmo".

Nosso setor é muito liberal e permite que esse povo faça do jeito que
eles acham melhor.  Então eu só torço pra que uma concorrência séria e
bem preparada, entre e pegue todos os lindos clientes dele e que sejam
muito felizes em seu novo ISP. Ainda mais aqueles que vão no Youtube
aprender a montar Provedor comprando um Mikrotik, configurando de
qualquer jeito, colocando PPPoE, CGNAT, BGP tudo numa caixa e começa a
vender isso e ainda dizer no site, quando tem, que é a melhor Internet
da região. Vejam não estou dizendo que Mikrotik é ruim, não mesmo, só
estou dizendo que pra tudo existe o pior jeito e o melhor jeito de se
fazer e você pode muito bem montar uma rede com seus Mikrotiks ou
qualquer outro vendor, de forma mais profissional e coerente.

O que falta no nosso setor é cobrança e fiscalização. Vê se alguém pode
comprar uns livros de medicina, estudar por conta própria e sair
operando as pessoas. Ou estudar engenharia por conta própria e sair
levantando prédios por aí. Essas profissões exigem uma coisa chamada
RESPONSABILIDADE, coisa que na nossa área é muito oba oba. Infelizmente.
Ah Gondim mas nessas profissões existem péssimos profissionais também.
Sim mas não é oba oba igual com a gente.

O provedor pode colocar qualquer vendor que seu poder aquisitivo
consiga: Mikrotik, Huawei, Cisco, Juniper, etc, etc mas faça direito.
Existem equipamentos de todos os valores mas não quer dizer que você não
possa fazer da maneira certa. Não sabe? Contrata alguém ou uma
consultoria pra fazer direito. Não quer contratar e não quer fazer?
Vende sua operação e parte pra outra coisa, mas não faça dela uma
empresa meia boca só pra tentar ganhar algum dinheiro fazendo errado e
prejudicando os outros.

Tenho 17 anos nesse mercado e desde quando começamos aqui, sempre
buscamos fazer o certo e o melhor. Não foi e não é fácil mas graças à
isso temos conseguido ótimos resultados nesses 20 anos de vida do nosso
ISP.

Tretas On kkkkkk