[GTER] Brainstorm - Critérios de bom comportamento num IXP

Marcelo Gondim gondim at linuxinfo.com.br
Tue Aug 17 23:52:08 -03 2021

Buenas Fischer,

Tudo isso que você colocou acho importante e seria muito bom se todo AS
tivesse a vontade que a gente tem de fazer tudo certo.

Seu item 7, por exemplo, já me causou sérios problemas de engenharia de
tráfego e que me obrigou a usar communities de não anúncio para
determinado AS no IX-RJ. Simplesmente prefixos que eu só anunciava para
o IX-RJ, estavam sendo vazados para Internet e peguei o safado pelo
Looking Glass lá fora. Você acha que adiantou eu comunicar isso para o
AS? O amiguinho, desculpe a palavra mas, "cagou" pra gente. Esse tipo de
atitude é que nos obriga a fazer filtros que vão de contra a ideia
principal de estar conectado ao IX, que é trocar tráfego.

O problema é que existem participantes que agem como bons vizinhos
enquanto outros não tem respeito ou não sabem o que fazem mesmo e não
procuram aprender para fazer melhor. Tenho pra mim que muitos
continuarão ainda dessa forma porque não dói no bolso deles. Na verdade
seria melhor para o bolso deles que tudo funcionasse bem no IX.BR e com
isso eles gastariam menos com Link IP. Daria mais qualidade para os
assinantes deles, menos reclamação no suporte, etc. Mas acredito que
isso não entre na cabeça de alguns.

Vide a lista da vergonha da CAIDA de spoofing, que a gente sempre recebe
aqui e quantos ali são recorrentes. Seria interessante pontuar essas
coisas nos participantes, se vai resolver algo aí são outros quinhentos.

Como você colocou os sistemas são autônomos e se não houver alguma forma
de "corrigir" o amiguinho, tudo vai continuar como sempre foi.

Ao meu ver para isso funcionar teria que:

1º Identificar tudo isso que você colocou para cada participante no
IX.BR, fazendo algum esquema de pontuação, como a gente vê no mundo da
classificação de spam. Cada coisa errada conta uma pontuação.

2º Se o participante chegar a uma determinada pontuação, este será
jogado para a quarentena, avisado dos problemas que foram encontrados e
solicitando a correção deles.

Ao meu ver somente assim esses problemas, que você citou, serão
corrigidos. Fora isso vai ser um monte de indicativo sem resultado
prático. Infelizmente meu amigo.

--
   ⢀⣴⠾⠻⢶⣦⠀  Marcelo Gondim
   ⣾⠁⢠⠒⠀⣿⡁  Sysadmin - https://www.linuxinfo.com.br