[GTER] Brainstorm - Critérios de bom comportamento num IXP

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Aug 17 08:32:52 -03 2021

Privadamente um amigo mencionou uma coisa bem importante, e resolvi trazer
para cá.

Coisas que NÃO SERVEM como argumento:
"Eu sou uma SUPER MEGA HYPER grande empresa, e não vou me sujeitar a essa,
essa e aquela regra..."
"Ainnn... mas eu sou pequenininho, e não tenho recursos para fazer isso"

Pó pará!
As regras que servem para um, serve para o outro!

Alguns exemplos para tornar claro.
- Pode ser a maior empresa do mundo, se anunciar RPKI Inválido, tá fazendo
besteira e não tem colher de chá!
- Pode ser um Mini-ISP, só com um Server Soft-Router, ou um Mikrotik, NÃO
TEM COMO TOLERAR FILTRO DE ROTAS MAL-FEITO!

E lembrando claro, independente de grande ou pequeno, a Autonomia do
Sistema Autônomo não se discute!
O lance é: "Quer jogar bola junto com a galera? Não vale dar carrinho!"