[GTER] Baixa largura de banda em sessões trafegando por trocas de tráfego no PTT

Thiago Rheinheimer Costa thiago at tryideas.com.br
Thu Apr 15 12:51:58 -03 2021

Boa tarde.
Fiz uma breve análise, após mais de um ano tendo dificuldades e verificando
como posso ter uma boa velocidade entre o Oeste do Paraná e alguns
Datacenters de São Paulo.

Hoje, de maneira bem simples, banda larga de 3 provedores local, de 300
mbps cada uma, todas as 3 trocando tráfego no PTT em São Paulo pelas rotas
testadas, a sessão tcp de um download/upload não passa de 20 mbps entre
elas, ou seja, se 1 das operadoras está hospedando um arquivo, e a segunda
e terceira vão fazer download, esse tráfego não está sendo trocado direto
entre elas, está passando pelo ptt, e a sessão de transferência não passa
muito de 20 mbps. Testando arquivo hospedado em cada uma delas, baixando de
um cliente da própria operadora, atinge os 300 mbps full.

Tenho acesso aos técnicos dos 3 provedores, os 3 são parceiros entre si, de
certa forma, é possível até que um carrega o outro até o ptt com fibra
apagada, pra que eles economizem recursos, e os técnicos responsáveis pela
engenharia de tráfego deles tratam como se há banda sobrando deles no ptt e
nas trocas de tráfego, porém mesmo em teoria tendo largura de banda
sobrando, mesmo assim essas sessões não passam de 20 mbps.

A quem eu recorro se estas operadoras não se importarem com isso? consigo
fazer alguma avaliação com alguém do PTT pra uma investigação, visto que
elas agem como que se da parte delas estivesse tudo certo?

Att.

*Thiago Rheinheimer Costa*