[GTER] http://status.ix.br - Falha no PIX Equinix-SP4 do IX.BR-SP sem notificação no Portal

Antonio Galvao de Rezende Filho galvao at nic.br
Tue Sep 22 11:36:35 -03 2020


Douglas e demais, ontem por volta das 19:12 sofremos com uma
indisponibilidade parcial do PIX da Equinix-SP4 em São Paulo. O evento
teve uma duracao aproximada de 10 minutos, foi solucionado pela ação
rapida do nosso time, e imediatamente acionamos o nosso vendor para
entender a causa raiz do problema e encontrar maneiras de evitar eventos
semelhantes no futuro. Mantenho voces informados.

Com relacao ao status.ix.br, peco desculpas pelo atraso em postar a
informação, estamos revendo os processos internos. Agora ja foi feita a
postagem.

Obrigado

-- 

Galvao Rezende 
<galvao at nic.br> 


IX.br  - http://ix.br/ 
NIC.br - http://nic.br/

On 22/09/20 07:52, Douglas Fischer wrote:
> Como é de conhecimento de vários colegas aqui, e como pode ser constatado
> no gráfico registrado no link abaixo, na noite de ontem por volta de 19:00
> GMT-3 ocorreu uma falha no plano de encaminhamento de pacotes do PIX
> Equinix SP4 da Localidade de IX.BR-SP.
>
> https://pasteboard.co/Jsf51tt.png
>
> Porém, eu e mais muitos colegas acompanhamos ansiosamente o
> http://status.ix.br e não houve nenhuma alteração de Status na localidde
> "IX.br São Paulo,SP" desde então.
> Também não houve nenhum registro de incidente.
>
>
> Durante algum tempo eu e alguns bons amigos pleiteamos com bastante
> intesidde que o portal de status fosse criado e disponibilizado pela equipe
> do IX.BR.
> Quando esse portal foi disponibilizado, isso foi como um bálssamo para as
> dores entre clientes e empresas provedoras de serviços de Internet no
> Brasil.
> Justamente porque esses relatos de incidentes servem como subsídio para
> dirimir embates entre clientes e fornecedores que operam direta ou
> indiretamente através do IX.BR.
>
>
> Além do evento de ontem, temos observado que vários outros eventos que
> resultam e indisponibilidade massiva em diversas localidades do IX.BR
> acabam não sendo reportados no statusblog.
> E é justamente por isso que escrevo aqui hoje.
>
>
> É sabido que nos períodos recentes, como a mudança dos métodos e rotinas de
> trabalho decorrente da pandemia, tanto o IX.BR quanto todas as empresas
> estão passando por períodos de adaptações que geram reduções na performance
> do time.
> Juntando a isso com possíveis mudanças no quadro de colaboradores, sabemos
> que às vezes alguma tarefas acabam ficando ganhando menos prioridade que as
> demais.
>
>
> Minhas intenções com esse contato são:
> A) Reforçar a importância E O PODER que esse canal de comunicação tem.
>    - Através dele se elimina borburinhos, mi-mi-mis, jogos de
> empurra-empurra entre cliente-fornecedores.
>    - Se aumenta a credibilidade do IX.BR como um todo, e especialmente da
> equipe que opera a estrutura do IX.BR.
> B) Pedir que o nível de atenção que anteriormente era dado a esse mecanismo
> seja retomado.
> C) Sugerir que um canal de notificação no estilo Push (RSS, Twitter, Canal
> do Telegram-read-only) seja implementado.
> D) Sugerir um novo tipo de status/notificação de incidente para o portal.
> Alo na linha "Possível indiponibilidade ainda não confirmada"
>    - Sendo que um incidente assim poderia TRANQUILAMENTE ser retificado com
> as devidas considerações.
> E) Colocar-me a dispoição, e junto comigo mais uma boa quantia de colega
> engajados, para em conjunto com o IX.BR pensarmos num mecanismo de
> notificações difusas(como o downdetector) para ser um dos gatilhos dos
> alertas do portal.
>
>
> P.S.: Outra questão que ajudava a comunicade que depende direta ou
> indiretamente das operações do IX.BR eram as RFOs que saiam quando algum
> inadequado acontecida.
> Não temos mais visto isso acontecer... E isso é MUITO MUITO RUIM!
> A ausência de esclarecimentos geram margem para especulações infundadas, e
> até acusações de má fé.
> POR FAVOR! VOLTEM A GERAR ESSAS RFOs!
>
>



More information about the gter mailing list