[GTER] http://status.ix.br - Falha no PIX Equinix-SP4 do IX.BR-SP sem notificação no Portal

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Sep 22 07:52:05 -03 2020

Como é de conhecimento de vários colegas aqui, e como pode ser constatado
no gráfico registrado no link abaixo, na noite de ontem por volta de 19:00
GMT-3 ocorreu uma falha no plano de encaminhamento de pacotes do PIX
Equinix SP4 da Localidade de IX.BR-SP.

https://pasteboard.co/Jsf51tt.png

Porém, eu e mais muitos colegas acompanhamos ansiosamente o
http://status.ix.br e não houve nenhuma alteração de Status na localidde
"IX.br São Paulo,SP" desde então.
Também não houve nenhum registro de incidente.

Durante algum tempo eu e alguns bons amigos pleiteamos com bastante
intesidde que o portal de status fosse criado e disponibilizado pela equipe
do IX.BR.
Quando esse portal foi disponibilizado, isso foi como um bálssamo para as
dores entre clientes e empresas provedoras de serviços de Internet no
Brasil.
Justamente porque esses relatos de incidentes servem como subsídio para
dirimir embates entre clientes e fornecedores que operam direta ou
indiretamente através do IX.BR.

Além do evento de ontem, temos observado que vários outros eventos que
resultam e indisponibilidade massiva em diversas localidades do IX.BR
acabam não sendo reportados no statusblog.
E é justamente por isso que escrevo aqui hoje.

É sabido que nos períodos recentes, como a mudança dos métodos e rotinas de
trabalho decorrente da pandemia, tanto o IX.BR quanto todas as empresas
estão passando por períodos de adaptações que geram reduções na performance
do time.
Juntando a isso com possíveis mudanças no quadro de colaboradores, sabemos
que às vezes alguma tarefas acabam ficando ganhando menos prioridade que as
demais.

Minhas intenções com esse contato são:
A) Reforçar a importância E O PODER que esse canal de comunicação tem.
   - Através dele se elimina borburinhos, mi-mi-mis, jogos de
empurra-empurra entre cliente-fornecedores.
   - Se aumenta a credibilidade do IX.BR como um todo, e especialmente da
equipe que opera a estrutura do IX.BR.
B) Pedir que o nível de atenção que anteriormente era dado a esse mecanismo
seja retomado.
C) Sugerir que um canal de notificação no estilo Push (RSS, Twitter, Canal
do Telegram-read-only) seja implementado.
D) Sugerir um novo tipo de status/notificação de incidente para o portal.
Alo na linha "Possível indiponibilidade ainda não confirmada"
   - Sendo que um incidente assim poderia TRANQUILAMENTE ser retificado com
as devidas considerações.
E) Colocar-me a dispoição, e junto comigo mais uma boa quantia de colega
engajados, para em conjunto com o IX.BR pensarmos num mecanismo de
notificações difusas(como o downdetector) para ser um dos gatilhos dos
alertas do portal.

P.S.: Outra questão que ajudava a comunicade que depende direta ou
indiretamente das operações do IX.BR eram as RFOs que saiam quando algum
inadequado acontecida.
Não temos mais visto isso acontecer... E isso é MUITO MUITO RUIM!
A ausência de esclarecimentos geram margem para especulações infundadas, e
até acusações de má fé.
POR FAVOR! VOLTEM A GERAR ESSAS RFOs!

--
Douglas Fernando Fischer