[GTER] Onde consultar estado ou região do Brasil do ASN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Oct 19 08:48:09 -03 2020

Oi Emerson...

Peguei essa tread agora, mas esse tema é algo que me interessa já há
bastante tempo.

Seguem alguns link interessantes (comentados) sobre esse tema.

(A) RFC aprovada esse mês (August 2020) sobre Geofeeds.
https://tools.ietf.org/html/rfc8805
(A.1)
https://tools.ietf.org/html/draft-google-self-published-geofeeds-09

(B)Recursos numéricos(uma parte) geridos pelo Lacnic (e também nic.br e
nic.mx) estão listadas no arquivo abaixo, contemplanto informação de
localicação geográfica.
ftp://ftp.lacnic.net/lacnic/dbase/lacnic.db.gz

(C) Link sobre a politica do Lacnic aprovada em 2018 para publicar no
formato proposto pelo Dradt 09 da RFC mencionada acima (A.1)
https://www.lacnic.net/4875/2/lacnic/lacnic-ip-geolocation-lac-2018-3-policy

(D) Link para uma apresentação feita no Fórum Tecnico Lacic, do LANIC31,
sobre a implementação da politica 2018-3.
https://www.lacnic.net/innovaportal/file/3512/1/geofeeds_lacnic31-v2.pdf

(E) Link contendo as informações do Item (B) no formato proposto pelo item
(A.1)
O link abaixo até esses dias estava funcional. Acho que a despublicação
dele está relacionada a aprovação da RFC.
https://milacnic.lacnic.net/geo/geoFeeds.csv

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação