[GTER] Tráfego entre Links Dedicados

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre at opticalhost.com.br
Mon Nov 2 18:14:15 -03 2020

Thiago,

Você está certo. Se contratou dois links dedicados, sendo um em SP e outro
no Paraná, e ambos estão livres, sem serem usados para nenhum outro
tráfego, a conexão entre os dois deveria atingir o máximo contratado em
ambas.

Mas... Não é tão simples assim, pois se a operadora "a" e a operadora "b"
não estiverem diretamente interligadas, há o "link dedicado" de tráfego
entre elas, da operadora "c" (ou "d" e etc).

Em alguns casos chega a ser pior ainda, com 2, 3 operadoras de transito
intermediário.

Daí se por acaso o "link dedicado" que faz interligação entre operadora "a"
e operadora "b", estiver próximo do limite ou se estiver com algum problema
de rompimento de fibra e etc... Ou até mesmo se o critério do BGP das
operadoras "a" e/ou "b" estiverem escolhendo uma rota que não seja a
melhor, você terá problemas em atingir a velocidade máxima entre os dois
links.

Por isso a sugestão é que você contrate a mesma operadora, nas duas
localidades, pois a tendência de ter uma melhor conexão entre os dois links
é bem maior.

Se não for possível, busque duas que tenham interconexão com uma (ou mais)
operadora(s) igual(is).

Em todo o caso, mesmo que não tenha observado isso, as duas operadoras
devem (deveriam) realizar troubleshoot e buscar a solução sim.

Abra chamados e registre tudo, nas duas.

Se não resolverem após X chamados abertos, rescinda o(s) contrato(s) por
justa causa, sem incidência de multa de fidelidade (neste caso, se a multa
for alta é interessante o acompanhamento de advogado desde os primeiros
passos, para se prevenir de cobranças futuras), e busque outra operadora
seguindo as recomendações acima.

Em tempo: certamente haverão pessoas com mais conhecimento que eu para
opinar a respeito, mas, esses são meus 0.50 cents.

Alexandre Aleixo