[GTER] Tráfego entre Links Dedicados

Thiago Rheinheimer Costa thiago at tryideas.com.br
Mon Nov 2 16:02:47 -03 2020

Boa tarde senhores! Espero que esteja tudo bem com vocês.
Desculpe se houver erros na forma de me expressar nesta lista, mas o
assunto que tenho para debater com os senhores acredito ser relacionado à
engenharia de tráfego.

Como exemplo, um cliente final contrata link na operadora "a" num
datacenter na cidade de São Paulo, e contrata link de uma operadora "b" no
oeste do Paraná. Ambos são trânsito IP dedicado (trânsito de internet
mesmo, não entre local ou rede x e y).
Se o link disponível, dedicado ao cliente, entre "a" e "b" não atingir a
velocidade contratada nas duas pontas, digamos que 100 megabits, não
deveriam estas operadoras acionar seus fornecedores para fazer troubleshoot
e descobrir onde é que o tráfego fica lento?

Não seria uma convenção se eu vendo 100 megabits de trânsito na internet
para um cliente, eu também devo ter contratado isto de um fornecedor, que
por sua vez pode ter o seu fornecedor, e todos deveriam estar atentos às
convenções e garantias de tráfego, com interconexões e trocas de tráfego
bem feitas de maneira a garantir os 100 megabits que se vende, de forma que
alguém que contrate link dedicado de 100 mbps de trânsito IP em Santa
Catarina consiga transitar os 100 mbps com alguém que tenha link dedicado
de 100 mbps na Bahia?

Outra questão: se tenho link de 100 mbps entre um dispositivo e outro, devo
cosneguir atingir os 100 mbps em tcp, como em udp, e seja com uma sessão
single ou multi sessões, não é mesmo? Também nesse quesito, por que o
tráfego entre o cliente final e as operadoras atingiria numa sessão single
os 100 mbps contratados, porém quando o tráfego sai para as outras
operadoras há casos em sessões que se limitam a velocidades menores, só
sendo possível atingir o link total em caso de abertura de múltiplas
sessões?

Att.
Thiago Rheinheimer Costa