[GTER] IRR - LACNIC

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 4 12:51:48 -03 2020

On Mon, May 4, 2020 at 12:14 PM Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
wrote:

> Acredito que João se refere à isso -
>
> https://prensa.lacnic.net/news/enrutamiento/comenzo-a-funcionar-el-irr-de-lacnic
>
> Existe um pequeno tutorial de como utilizar em um dos links da notícia
> para uma knowledge base do LACNIC no Zendesk
> (
> https://lacnic.zendesk.com/hc/es/categories/360002625214-Internet-Routing-Registry
> ).
>
> A questão que me deixou em dúvida é se isso é também válido para ASNs
> Brasileiros. Perguntei a um tempo atrás e a resposta não foi nem sim nem
> [...]
Quem colocou a ligação de IRR com RPKI foi o LACNIC ao criar essa view IRR;
IRRs de RIRs poderiam operar separadamente de RPKI e os do ARIN e do RIPE
operam, mas o LACNIC preferiu apenas exportar em formato RPSL os dados
contidos no seu RPKI. Um parâmetro típico de IRRs foi adicionado ao
MyLACNIC que é o AS-SET, mas isso não torna uma view IRR de RPKI em um
sistema IRR completo.

E os AS brasileiros não podem usar o RPKI do LACNIC, então conseguir usar
ou não o MyLACNIC para especificar AS-SET é indiferente.

Rubens