[GTER] IRR - LACNIC

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon May 4 12:13:45 -03 2020

Acredito que João se refere à isso -
https://prensa.lacnic.net/news/enrutamiento/comenzo-a-funcionar-el-irr-de-lacnic

Existe um pequeno tutorial de como utilizar em um dos links da notícia
para uma knowledge base do LACNIC no Zendesk
(https://lacnic.zendesk.com/hc/es/categories/360002625214-Internet-Routing-Registry).

A questão que me deixou em dúvida é se isso é também válido para ASNs
Brasileiros. Perguntei a um tempo atrás e a resposta não foi nem sim nem
não, mas que o NIC.br iria se pronunciar a respeito.
Porém em meu ponto de vista não faz sentido neste caso de IRR ser algo
delegado pelo LACNIC ao NIC.br como no caso do RPKI e em teoria deveria
ser possível utilizar diretamente no My LACNIC por todos os ASNs da
América Latina e Caribe.

Se alguém que já utilizou puder confirmar esta informação seria de
utilidade para quem ainda não teve a oportunidade de começar a usar este
IRR.

Fernando Frediani