[GTER] RES: Problemas em alguns jogos

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Jun 10 18:13:19 -03 2020


Creio que esta é uma percepção equivocada devido à alguma coincidência.
Trânsito IP com a Cogent que não troca tráfego com praticamente ninguém 
no Brasil (a não ser com os próprios clientes) é o último lugar que eu 
encontraria algo positivo nesse contexto.

A Maxihost pode até ter a Cogent como Trânsito, mas possui também outros 
com muito maior capilaridade nacional e menor latência como Algar além 
de estar diretamente conectada ao IX-SP. Não vejo para uma operação 
dessas no caso deles hospedarem os servidores para a Blizzard não 
anunciarem isso tanto para a Algar quanto principalmente no IX-SP e 
apenas para a Cogent.

E também não creio ter relação alguma com Marco Civil. Cada Sistema 
Autônomo é livre para anunciar seus prefixos para quais trânsitos bem 
entender. Isso não configura distinção de pacotes.

Ao final é algo bastante natural que possivelmente esta acontecendo. Não 
possuem uma infra tão grande ainda disponível no Brasil e como no caso 
do Call of Duty a escolha é entre Américas, Europa ou Ásia os jogadores 
podem ser direcionados para qualquer servidor seja no Brasil ou EUA.

Fernando Frediani


On 10/06/2020 17:46, samuel.hartmann at cleannet.com.br wrote:
> Quem tem peering direto com a Cogent (fornecedor da Maxihost) não tem problemas, funciona liso. Será que isso é incapacidade técnica do DC ou uma agressão ao marco civil?
>
> Atenciosamente,
>
>
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Elizandro Pacheco
> Enviada em: quarta-feira, 10 de junho de 2020 15:04
> Para: 'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes' <gter at eng.registro.br>
> Assunto: [GTER] RES: RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
>
> Realmente, o beta terminou.
>
> Parece que alguém esqueceu de dar o up na infra pra suportar toda quantidade de player.
>
> Aqui do Sul, não tem rota que preste e finais de semana os problemas de performance são sentidos por todos.
>
> Elizandro Pacheco
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Eduardo Rigler Enviada em: terça-feira, 9 de junho de 2020 15:51
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
>
> Em ter., 9 de jun. de 2020 às 01:00, Elizandro Pacheco < elizandro at pachecotecnologia.net> escreveu:
>
>> Pode ou não haver um acordo pra beneficiar um o outro, no caso do
>> Warzone especificamente, está em beta. Não há nada mais a dizer sobre isso.
>>
>> Tem dias que a fila é mais de hora pra conectar, sem contar as quedas
>> no meio do caminho. Seja por onde for.
>>
>> Beta é beta, ainda mais que é beta aberto. Não há nenhum tipo de
>> garantia por parte deles, ou seja: Quer jogar, joga aí como e quando der.
>>
>
> Posso estar redondamente enganado mas o Warzone foi lançado em março deste ano, ele não é Beta.
>
> Na VIVO (Fibra doméstica) o problema é sazonal e parece ter relação com o servidor em que se conecta, apesar de todos estarem no BR (latência baixa) alguns tem problemas de packet loss enquanto outros não tem.
>
> Questão de demorar demais para se conectar/achar servidor ou ser 'chutado'
> no meio de um jogo particularmente nunca me aconteceu.
>
> []'s
>
>
>
>>
>> Elizandro Pacheco
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Fernando Frediani
>> Enviada em: segunda-feira, 8 de junho de 2020 22:23
>> Para: gter at eng.registro.br
>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos
>>
>> Andre, não existe essa de "CDN de jogos".
>>
>> Existem CDNs que distribuem conteúdo de Download para as atualizações
>> do jogos e isso não costuma ser motivo de reclamação dos usuários. Os
>> servidores de partidas de jogos são hospedados em Datacenters
>> específicos no Brasil ou exterior e não funcionam da mesma maneira que uma CDN.
>>
>> Podem acontecer diferentes situações que impactam a experiência do
>> usuário e que pode ou não ter a ver com o Transito IP. Um deles e
>> talvez o pior é o servidor estar hospedado no Brasil e por alguma
>> razão o tráfego (ou a volta
>> dele) dar a volta em Miami. Outra situação bastante comum a depender
>> do jogo (Call of Duty por exemplo) é o próprio jogo mandar o servidor
>> para um servidor fora do Brasil. Quando a isso não há o que o ISP nem
>> o Trânsito IP possam fazer. No Call o Duty por exemplo isso é comum e
>> somente é possível escolher entre Americas, Europa e Asia.
>> E último caso é o servidor estar hospedado no Brasil mas o ISP não ter
>> a melhor rota e latência para ele. Isso pode acontecer com maior
>> frequência porem se o tráfego se mantém dentro do país não é nada ruim
>> se comparado a quando dá a volta em Miami ou é redirecionado para um servidor lá fora.
>>
>> Fernando
>>
>> On 08/06/2020 16:40, Andre Bolzan wrote:
>>> Estamos tentando fechar parceria com operadora de trânsito que tem
>>> algumas CDN de jogos, pois estamos com mesmo problema.
>>>
>>> Analisando netflow, tráfego de AS com Akamai, CloudFlare, level3,
>>> etc, fica em "flaps" sai do PTT e sobem via IP sempre iniciando às
>>> 17/18h só normalizar por volta das 2/3h  da madrugada.
>>>
>>> Testamos 2 operados e problema é idêntico.
>>>
>>> Sempre que pegamos esse flap, temos ligações de cliente reclamando
>>> de "instabilidade".
>>>
>>> Testamos peer com 4/5 empresa e até agora sem resultado.
>>>
>>>
>>>
>>> Em seg., 8 de jun. de 2020 às 10:45,
>>> <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
>>> escreveu:
>>>
>>>> Quais CDNs colocaram? Não faz muito sentido pois os jogos
>>>> normalmente conectam servidores alocados em Data Centers. No caso
>>>> do Warzone tem um servidor na Maxihost.
>>>>
>>>> Atenciosamente,
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> -----Mensagem original-----
>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de willams da silva
>>>> Enviada em: sábado, 6 de junho de 2020 18:33
>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <
>>>> gter at eng.registro.br>
>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: Problemas em alguns jogos
>>>>
>>>> AQUI NA REGIÃO NORDESTE TIVEMOS ESSE PROBLEMA, CONSEGUIMOS RESOLVER
>>>> DEPOIS QUE COLOCAMOS CDN'S LOCAIS. EM PARCERIA COM OUTROS PROVEDORES.
>>>>
>>>> Em sáb, 6 de jun de 2020 18:14, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>>> Aqui tambem seguimos com problemas no Warzone.
>>>>> Clientes tambem relatam que ao usar em outras redes tipo Net/Claro
>>>>> funciona...
>>>>>
>>>>> E a gente não tem nem o que falar, pois dizer que é um problema
>>>>> com o Call of Duty parece "não colar". E o cliente ameaça cancelar...
>>>>>
>>>>> Alguem conseguiu resolver?
>>>>>
>>>>> Andre
>>>>>
>>>>> Em ter., 5 de mai. de 2020 às 14:01,
>>>>> <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
>>>>> escreveu:
>>>>>
>>>>>> Prezados,
>>>>>> Alguém conseguiu alguma solução para o Warzone?
>>>>>> Blizzard não atende as operadoras/provedores, alega que só atende
>>>>>> o usuário.
>>>>>> O usuário contata eles, ela mandam falar com a operadora para
>>>>>> trocar a rota.
>>>>>>
>>>>>> Identificamos vários IPs de servidores, todos fora do país.
>>>>>> Testando
>>>>> outros
>>>>>> IPs do mesmo range que respondem ICMP, não há perda nenhuma.
>>>>>>
>>>>>> Testamos via NET/Claro e funciona normal, testamos em um provedor
>>>>>> que tem ITX com a COGENT e também funcionou. Porém não temos nem
>>>>>> argumentos para abrir TK nas operadoras.
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> Atenciosamente,
>>>>>> Samuel Hartmann
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> -----Mensagem original-----
>>>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Danton Nunes
>>>>>> Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2020 10:15
>>>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
>>>>>> <gter at eng.registro.br>
>>>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: Problemas em alguns jogos
>>>>>>
>>>>>> On Mon, 27 Apr 2020, Elizandro Pacheco wrote:
>>>>>>
>>>>>>> Em especial ao COD, não podemos esquecer que o WARZONE está em
>>>>>>> beta. E a capacidade de servidores atual não suporta a demanda
>>>>>>> repentina que teve. Tem dias que leva horas pra logar, e quando
>>>>>>> loga o packet loss é
>>>>>> bem
>>>>>> grande.
>>>>>>> Uso aqui com 2 provedores distintos e rotas distintas, no caso
>>>>>>> desse jogo é bem instável e geral. Pela manhã geralmente é
>>>>>>> "menos pior", mas a tarde , noite e finais de semana é impossível.
>>>>>> nossa, está até parecendo aplicativo da Caixa Econômica Federal!
>>>>>> --
>>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>>> --
>>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>>
>>>>> --
>>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter


More information about the gter mailing list