[GTER] RES: RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos

Elizandro Pacheco elizandro at pachecotecnologia.net
Tue Jun 9 00:59:45 -03 2020


Pode ou não haver um acordo pra beneficiar um o outro, no caso do Warzone especificamente, está em beta. Não há nada mais a dizer sobre isso.

Tem dias que a fila é mais de hora pra conectar, sem contar as quedas no meio do caminho. Seja por onde for.

Beta é beta, ainda mais que é beta aberto. Não há nenhum tipo de garantia por parte deles, ou seja: Quer jogar, joga aí como e quando der.


Elizandro Pacheco

-----Mensagem original-----
De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Fernando Frediani
Enviada em: segunda-feira, 8 de junho de 2020 22:23
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: Re: [GTER] RES: RES: RES: Problemas em alguns jogos

Andre, não existe essa de "CDN de jogos".

Existem CDNs que distribuem conteúdo de Download para as atualizações do jogos e isso não costuma ser motivo de reclamação dos usuários. Os servidores de partidas de jogos são hospedados em Datacenters específicos no Brasil ou exterior e não funcionam da mesma maneira que uma CDN.

Podem acontecer diferentes situações que impactam a experiência do usuário e que pode ou não ter a ver com o Transito IP. Um deles e talvez o pior é o servidor estar hospedado no Brasil e por alguma razão o tráfego (ou a volta dele) dar a volta em Miami. Outra situação bastante comum a depender do jogo (Call of Duty por exemplo) é o próprio jogo mandar o servidor para um servidor fora do Brasil. Quando a isso não há o que o ISP nem o Trânsito IP possam fazer. No Call o Duty por exemplo isso é comum e somente é possível escolher entre Americas, Europa e Asia.
E último caso é o servidor estar hospedado no Brasil mas o ISP não ter a melhor rota e latência para ele. Isso pode acontecer com maior frequência porem se o tráfego se mantém dentro do país não é nada ruim se comparado a quando dá a volta em Miami ou é redirecionado para um servidor lá fora.

Fernando

On 08/06/2020 16:40, Andre Bolzan wrote:
> Estamos tentando fechar parceria com operadora de trânsito que tem 
> algumas CDN de jogos, pois estamos com mesmo problema.
>
> Analisando netflow, tráfego de AS com Akamai, CloudFlare, level3, etc, 
> fica em "flaps" sai do PTT e sobem via IP sempre iniciando às 17/18h 
> só normalizar por volta das 2/3h  da madrugada.
>
> Testamos 2 operados e problema é idêntico.
>
> Sempre que pegamos esse flap, temos ligações de cliente reclamando de 
> "instabilidade".
>
> Testamos peer com 4/5 empresa e até agora sem resultado.
>
>
>
> Em seg., 8 de jun. de 2020 às 10:45, <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
> escreveu:
>
>> Quais CDNs colocaram? Não faz muito sentido pois os jogos normalmente 
>> conectam servidores alocados em Data Centers. No caso do Warzone tem 
>> um servidor na Maxihost.
>>
>> Atenciosamente,
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de willams da silva 
>> Enviada em: sábado, 6 de junho de 2020 18:33
>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes < 
>> gter at eng.registro.br>
>> Assunto: Re: [GTER] RES: RES: Problemas em alguns jogos
>>
>> AQUI NA REGIÃO NORDESTE TIVEMOS ESSE PROBLEMA, CONSEGUIMOS RESOLVER 
>> DEPOIS QUE COLOCAMOS CDN'S LOCAIS. EM PARCERIA COM OUTROS PROVEDORES.
>>
>> Em sáb, 6 de jun de 2020 18:14, Andre Almeida <andre at bnet.com.br>
>> escreveu:
>>
>>> Aqui tambem seguimos com problemas no Warzone.
>>> Clientes tambem relatam que ao usar em outras redes tipo Net/Claro 
>>> funciona...
>>>
>>> E a gente não tem nem o que falar, pois dizer que é um problema com 
>>> o Call of Duty parece "não colar". E o cliente ameaça cancelar...
>>>
>>> Alguem conseguiu resolver?
>>>
>>> Andre
>>>
>>> Em ter., 5 de mai. de 2020 às 14:01, 
>>> <samuel.hartmann at cleannet.com.br>
>>> escreveu:
>>>
>>>> Prezados,
>>>> Alguém conseguiu alguma solução para o Warzone?
>>>> Blizzard não atende as operadoras/provedores, alega que só atende o 
>>>> usuário.
>>>> O usuário contata eles, ela mandam falar com a operadora para 
>>>> trocar a rota.
>>>>
>>>> Identificamos vários IPs de servidores, todos fora do país. 
>>>> Testando
>>> outros
>>>> IPs do mesmo range que respondem ICMP, não há perda nenhuma.
>>>>
>>>> Testamos via NET/Claro e funciona normal, testamos em um provedor 
>>>> que tem ITX com a COGENT e também funcionou. Porém não temos nem 
>>>> argumentos para abrir TK nas operadoras.
>>>>
>>>>
>>>> Atenciosamente,
>>>> Samuel Hartmann
>>>>
>>>>
>>>> -----Mensagem original-----
>>>> De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Danton Nunes 
>>>> Enviada em: terça-feira, 28 de abril de 2020 10:15
>>>> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes 
>>>> <gter at eng.registro.br>
>>>> Assunto: Re: [GTER] RES: Problemas em alguns jogos
>>>>
>>>> On Mon, 27 Apr 2020, Elizandro Pacheco wrote:
>>>>
>>>>> Em especial ao COD, não podemos esquecer que o WARZONE está em 
>>>>> beta. E a capacidade de servidores atual não suporta a demanda 
>>>>> repentina que teve. Tem dias que leva horas pra logar, e quando 
>>>>> loga o packet loss é
>>>> bem
>>>> grande.
>>>>> Uso aqui com 2 provedores distintos e rotas distintas, no caso 
>>>>> desse jogo é bem instável e geral. Pela manhã geralmente é "menos 
>>>>> pior", mas a tarde , noite e finais de semana é impossível.
>>>> nossa, está até parecendo aplicativo da Caixa Econômica Federal!
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>>> --
>>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>>
>>> --
>>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list