[GTER] Route Leak

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jul 28 20:51:04 -03 2020

Replicando para cá uma resposta que coloquei em outros lugares.

MUITO CUIDADO AO APEDREJAR SOMENTE UM CABRA!

Não sei que é essa empresa... e também não quero saber...

Mas vou fazer aqui uma defesa que eu sempre faço, e já fiz em outros grupos.

Não existe Route-Leak que seja culpa de um ASN só!
NÃO EXISTE!

Se teve alguém num momento de cagada(todos aqui já cometemos cagadas)
Teve um outro que estava com uma CAGADA DE LONGA DURAÇÃO, com filtros de
BGP que aceitaram o Route-Leak.

Os dois são culpados!
Os dois merece ser "name-and-shame" nomeados e envergonhados!
(P.S.: Antes que me acusem, também já fiz essa merdas)

Eu não concordo com a postura do QRATOR de divulgar somente quem vazou os
prefixos..
Se ele realmente quisessem melhorar a segurança de roteamento da Internet,
eles deixaria bem claro TODOS os que vazaram as rotas, E TAMBÉM OS QUE
ENGOLIRAM AS ROTAS.