[GTER] Morte às mensagens de NAT tipo 3 - DANOS - CGNAT OpenSource com BPA EIM/EIF e UPnP/PCP

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Jul 23 23:14:41 -03 2020

Sinceramente até agora eu não vi nenhum, nenhum mesmo, (zero) game dos
mais conhecidos suportarem IPv6.
Uma coisa é o Sistema Operacional do console ter suporte à IPv6, outra é
o jogo funcionar em cima de IPv6. Isso ainda parece que a maioria, senão
a totalidade dos jogos de console estão longe.

Empresas como a Valve por exemplo distribuem conteúdo de Download dos
jogos em cima de IPv6, mas os jogos em si não funcionam em cima do
protocolo. Ao menos eu nuca vi um só. Muito possivelmente é por isso que
elas possuem sessões BGP, então se eles derrubarem sessão BGP só vai
impactar a distribuição de conteúdo por ali, não o gameplay que segue
sendo em IPv4.

Com relação a Playstation tem um tempo eu li um relato de uma pessoa que
trabalha com redes publicou no blog dele e ele dizia o seguinte: que ele
capturou pacotes do Playstation dele disse que quando o console iniciava
ele se conectava à uma URL específica da Sony cujo FQDN tem suporte à
IPv6 e não fazia mais nada. Ele imagina que isso seja apenas uma
ferramenta para a Sony conseguir medir quantos consoles possuem
conectividade à IPv6 funcionando para quem sabe pensarem e adicionarem
suporte aos jogos.
Outro ponto que ele deduziu foi: console pegava IP não apenas por SLAAC,
mas por DHCPv6 Client também, ou seja, na visão dele o Sistema
Operacional do console passar a ter suporte à IPv6 não foi "acidental",
mas intencional, possivelmente para poder medir a penetração de IPv6 na
base de usuários.

Fernando Frediani